2015

A preocupação com a qualidade do ensino básico, fundamental, e médio é ponto central nas discussões de gestores de instituições públicas e privadas. Dentre as diversas contribuições para a melhoria na qualidade do ensino, nos primeiros anos de formação, destaca­se a integração dos conteúdos formativos com a vida e aspirações dos alunos. Assim, na primeira fase do ASTROEM I, em 2013, e na segunda fase do ASTROEM II, em 2014, foram apresentados problemas gerais do setor aeroespacial para alunos de ensino médio com objetivo de integrar os conteúdos vivenciados pelos mesmos, em sala de aula, com as atividades propostas nas diversas fases do ASTROEM. [Veja o trabalho completo]

O projeto de extensão ASTROEM II, da Univesidade Federal do ABC (UFABC), foi desenvolvido em 2014 com alunos do ensino médio da Escola Estadual João Paulo II, localizada na cidade de Mauá. Primeiramente, o ASTROEM II propôs um conjunto de experimentos didáticos (foguete de garrafa pet, astrolábio, lunetas, planisfério rotativo, construção de robôs automatizados – utilizando a plataforma Lego MindStorm®) e visitas técnicas orientadas que pudessem abordar/integrar tópicos da mecânica aplicada, aeronáutica, astronáutica e astronomia com os conteúdos formativos trabalhados com os alunos de ensino médio e da Engenharia Aeroespacial da UFABC. [Veja o trabalho completo]

Neste trabalho apresentamos um breve relato das atividades experimentais realizadas no Projeto Astroem II, em uma escola pública do município de Mauá (SP). Visando uma aprendizagem significativa e utilizando materiais de baixo custo e softwares, os alunos do Ensino Médio puderam realizar experimentos que abrangiam conceitos de Astronomia, Astronáutica e Mecânica Aplicada. [Veja o trabalho completo]

2016

O Projeto ASTROEM está vinculado à Pró- Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal do ABC e em três edições mobilizou escolas públicas e alunos da região do ABC para a aprendizagem de conceitos científicos por meio de uma abordagem interdisciplinar. Com a participação dos alunos do Curso de Engenharia Aeroespacial, o projeto tem contribuído para o desenvolvimento da alfabetização científica e tecnológica dos alunos do Ensino Fundamental e Médio, estimulando o interesse pela Ciência, bem como integrando a Universidade às escolas. [Veja o trabalho completo]

Neste trabalho apresentamos um histórico dos projetos extensionistas Astroem e Arandudesenvolvidos pela Universidade Federal do ABC e seus impactos científicos e sociais.Voltados para a Educação Básica e com foco no Ensino de Ciências, em temática relacionadaà Astronáutica e áreas correlatas, os dois projetos tem o escopo de contribuir para amelhoria do Ensino sob uma perspectiva interdisciplinar, colaborativa e hands on. [Veja o trabalho completo]

neste trabalho, trazemos um relato sobre asatividades experimentais desenvolvidas no Projeto Astroem II,que são pautadas por uma perspectiva interdisciplinar,colaborativa e abordagem hands on, oportunizando aos alunos aconstrução dos artefatos com material de baixo custo para arealização dos experimentos que abrangem conceitos deAstronomia, Astronáutica e Mecânica Aplicada. [Veja o trabalho completo]

trazemos uma breve descrição do desenvolvimento dasaulas do projeto, centrando-se nas atividades experimentais desenvolvidas pelos alunos e numapesquisa qualitativa realizada com os docentes da unidade escolar participante sobre aaplicação dos conhecimentos de Mecânica Aplicada. [Veja o trabalho completo]

Este trabalho tem como objetivo apresentar as atividades relacionadas ao Ensinode Robótica, desenvolvidas pelo Projeto Astroem III com enfoque CTSA. Para tanto,apresentaremos os experimentos realizados com o Robomind e o Lego Mindstorms NXT comgrupos de alunos do Ensino Médio de duas escolas da rede pública estadual do Grande ABC.Os resultados demonstram que as atividades relacionadas à Robótica Educativa tornam asaulas mais atrativas, atualizadas e contextualizadas, possibilitando uma reflexão sobre oavanço científico e tecnológico e seus impactos para a sociedade e para o meio ambiente. [Veja o trabalho completo]

Este trabalho resulta de uma reflexão acerca da inserção da robótica educacional nas aulas deCiências, ocorrida durante as quatro edições do Projeto Astroem desenvolvido pela UFABC(2013-2016) nas escolas públicas da região do Grande ABC/SP. A utilização do LegoMindstorms NXT por alunos da Educação Básica durante o módulo de Mecânica Aplicada eos resultados alcançados em relação a aprendizagem dos conhecimentos científicos, levou-nosa considerar a necessidade de estender o uso da robótica educacional aos alunos comSíndrome de Asperger, uma vez que demonstra ser uma ferramenta de ensino que podeestimular o interesse dos alunos pelas aulas. [Veja o trabalho completo]

2017

Neste trabalho apresentamos um relatosobre as aƟvidades de RobóƟca desenvolvidas peloProjeto Astroem da UFABC para melhoria do Ensinode Física no Ensino Médio. [Veja o trabalho completo]

Nesse trabalho apresentamos um relato sobre o Projeto Astro em V desenvolvido pela Universidade Federal do ABC com a finalidade de contribuir para a melhoria do Ensino de Ciências na Educação Básica, para a alfabetização científica e tecnológica dos alunos da rede pública de ensino do Estado de SP, para a popularização da Ciência e estimular os jovens para as carreiras da área de Ciências Exatas e da Terra. [Veja o trabalho completo]

Adotam-se as concepções freireanas da educação problematizadora, dialógica e calcada na pedagogia da autonomia e de que ensinar não é transferir conhecimento, mas construir o conhecimento científico coletivamente por meio das interações sociais nas atividades experimentais de forma colabrativa, visando o desenvolvimento da autonomia e promovendo a alfabetização cientifica dos alunos da rede pública. [Veja o trabalho completo]

Este trabalho tem como objetivo apresentar as atividades relacionadas ao Ensino de Robótica, desenvolvidas pelo Projeto Astroem III com enfoque CTSA. Para tanto, apresentaremos os experimentos realizados com o Robomind e o Lego Mindstorms NXT com grupos de alunos do Ensino Médio de duas escolas da rede pública estadual do Grande ABC. Os resultados demonstram que as atividades relacionadas à Robótica Educativa tornam as aulas mais atrativas, atualizadas e contextualizadas, possibilitando uma reflexão sobre o avanço científico e tecnológico e seus impactos para a sociedade e para o meio ambiente. [Veja o trabalho completo]

Neste trabalho apresentamos um relato de experiência sobre o Ensino de Astronomia e que abrange a construção de uma luneta com material de baixo custo, desenvolvida pelo Projeto Astroem II, uma iniciativa da Universidade Federal do ABC. O Projeto Astroem II tem como propósito a popularização da Ciência, a divulgação científica, a alfabetização científica e tecnológica e a melhoria do Ensino de Ciências na Educação Básica, além de diminuir a distância entre a Universidade e as escolas. A atividade de construção da luneta foi realizada durante a execução do Projeto Astroem II em uma escola pública da região do grande ABC com a participação de alunos do Ensino Médio. Os resultados demonstram que as atividades práticas experimentais ensejam uma aprendizagem significativa dos conceitos de Astronomia e a utilização de material de baixo custo para a confecção dos artefatos torna o fazer Ciência na sala de aula mais acessível. Por outro lado, gera impactos positivos tanto para a postura docente quanto para a postura discente no que se refere às aulas de Ciências e ao processo ensino-aprendizagem. [Veja o trabalho completo]

2018

Neste trabalho apresentamos os resultados de uma pesquisa qualitativa centrada em modelagem matemática aplicada ao Ensino de Física desenvolvida a partir de experimentos em um projeto de extensão da Universidade Federal do ABC. Os resultados demonstraram que os experimentos podem contribuir significativamente para a compreensão do fenômeno físico e viabilizar a modelagem matemática de uma forma mais interativa, além de possibilitar a interdisciplinaridade e a ressignificação de conceitos matemáticos. [Veja o trabalho completo]

Este relatório apresenta o conjunto de atividades desenvolvidas durante a execução do projeto intitulado – Curso: Astroem para professores: Astronáutica, Aeronáutica e Robótica para professores da Educação Básica – financiado pela PROEC – Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal do ABC. Inicialmente, será feita uma contextualização da ação extensionista propostas e executada pela coordenação do projeto, destacando, por exemplo, a ideia de estruturação da mesma. Por fim, serão pontuados os detalhamentos das atividades, as avaliações de desempenho dos bolsistas e voluntários participantes e conclusões gerais do curso. [Veja o trabalho completo]

2019

O ASTROEM (acrônimo que signica astronomia e astronáutica no ensino médio) é um projeto de extensão nanciado pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC) da Universidade Federal do ABC (UFABC). Este projeto, coordenado pela equipe de professores vinculados ao curso da Engenharia Aeroespacial – UFABC – Prof. Dra. Claudia Celeste Celestino de Paula Santos, Prof. Dr. Wesley Góis, Prof. Dr. Loreto Pizzuti e Prof. Dra. Cláudia Lozada, teve sua primeira versão no ano de 2013 e tem como público-alvo os alunos do ensino médio e fundamental de escolas públicas da região do ABC Paulista. [Veja o trabalho completo]

O ASTROEM é um Projeto de Extensão financiado pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal do ABC (ProEC-UFABC) e encontra-se em exercício desde 2013. O objetivo principal é o desenvolvimento de conhecimentos básicos em Astronomia, Astronáutica, Aeronáutica e Mecânica Aplicada de forma interdisciplinar, criando e executando estratégias pedagógicas, ligadas ao projeto pedagógico da UFABC, do Bacharelado em Ciência e Tecnologia (BC&T) e da Engenharia Aeroespacial, que possam ser aplicadas nas escolas públicas de ensino médio e fundamental II da cidade de Santo André podendo ser expandido para todo o território nacional. [Veja o trabalho completo]

Neste trabalho trazemos um relato sobre a importância da formação continuada de professores em lógica e linguagem da programação, principalmente dadas as previsões da BNCC para Matemática. Mesmo que a escola disponha de recursos como laboratório de informática, a capacitação é necessária, e muitos recursos educacionais podem servir de veículo para o ensino da linguagem da programação, como é o caso da Robótica. Os resultados acerca da utilização preliminar do Robomind mostraram-se satisfatórios e sendo corroborados pelas atividades posteriores com o Lego NXT e o Scratch, etapas posteriores nas quais os professores passaram a apresentar maior domínio da linguagem da programação. [Veja o trabalho completo]

Neste trabalho apresentamos um relato de experiência sobre modelagem matemática aplicada ao ensino de Física desenvolvida pelo Projeto Astroem da UFABC com alunos do Ensino Médio. Os resultados demonstram que a experimentação contribui para ressignificar a compreensão de conceitos físicos e matemáticos, a partir de uma perspectiva de aprendizagem significativa e hands on. [Veja o trabalho completo]

O estágio supervisionado é uma importante etapa da formação docente e um espaço que contribui para a formação da identidade do futuro professor, além de se constituir como uma “atividade teórica, instrumentalizadora da práxis docente” (PIMENTA e LIMA, 2004, p. 45), no sentido de superar a dicotomia entre a teoria e a prática. No estágio emergem expectativas, crenças e saberes da docência, que merecem maior atenção, sobretudo, no período de regência no qual irão se deparar com a situação real do processo ensino-aprendizagem em sala de aula. [Veja o trabalho completo]

2020

Fazer a ponte entre a Universidade e a Educação Básica ainda é um grande desafio no Brasil. No entanto, os projetos de extensão voltados à formação de professores e à melhoria do Ensino Fundamental e Médio contribuem significativamente para mudar esse cenário. Além de promover ações de responsabilidade social, esses projetos auxiliam na desmistificação de que o conhecimento científico se restringe aos cientistas e a um grupo específico, que é difícil de entender e que não são acessíveis ao público em geral. [Veja o trabalho completo]

O ASTROEM é um Projeto de Extensão financiado pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal do ABC e encontra-se em exercício desde 2013. O objetivo principal do ASTROEM é integrar questões ligadas à Engenharia Aeroespacial com os conteúdos formaƟvos do ensino básico, no senƟdo de mostrar ao aluno que tudo o que ele estuda, no ensino fundamental e médio, tem forte conexão com as tecnologias aeroespaciais e o seu próprio cotidiano. Assim, por meio de módulos didáƟcos do ASTROEM – Astronomia, Astronáutica, Aeronáutica e Mecânica Aplicada – são estruturadas aulas teóricas e experimentais com abordagem interdisciplinar, criando e executando estratégias pedagógicas, ligadas ao projeto pedagógico da UFABC, do Bacharelado em Ciência e Tecnologia (BC&T), da Engenharia Aeroespacial e da metodologia STEM (Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática). [Veja o trabalho completo]

in this work we present a description of the experimental activities developed in the ASTROEM Project, which are guided by an interdisciplinary perspective, STEM, collaborative and hands on approach. In order to reach the proposed objectives the students should construct of artifacts with low cost material for the accomplishment of experiments involving concepts of Astronomy, Aeronautics, Astronautics and Applied Mechanics. The results achieved by ASTROEM Project demonstrate that dynamic classes in which the students can interact with the experiments allow a significant learning of the scientific concepts. Moreover, the Astroem Project has encouraged girls to engage in science, thus constituting the new generations of Brazilian scientists. [Veja o trabalho completo]

2021

O ASTROEM é um projeto de extensão da Universidade Federal do ABC (UFABC), finan- ciado pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, com objetivo de integrar a cultura aeroespacial com os conteúdos formativos do ensino básico. Algumas ações do ASTROEM estão estruturadas em cursos e formação de professores. Durante a pandemia da Covid-19, nos anos de 2020 e 2021, todas as estratégias do ASTROEM foram modificadas no sentido de atender, via ensino remoto emergencial, os objetivos desta ação. Um dos desafios de desenvolver esta ação, em meio remoto, foi o engajamento dos cursistas. Por outro lado, com a estratégia de curso remoto, alcançaram-se alunos e escolas fora da região metro- politana de São Paulo. Por fim, mesmo nesta situação de pandemia, também foi possível aplicar a metodologia ASTROEM e contribuir com a formação interdisciplinar dos alunos. [Veja o trabalho completo]

O projeto ASTROEM vem, há 8 anos, aplicando um curso voltado para alunos da Educação Básica, com enfoque STEM (acrônimo em inglês e com tradução livre para o português como Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática), apresentando a interdisciplinaridade de áreas da Ciência Aeroespacial, com seus módulos de Astronomia, Aeronáutica, Astronáutica e Mecânica Aplicada em Linguagem de Programação, integrada aos conteúdos formativos do ensino básico e buscando desenvolver competências e habilidades apresentadas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e relacionadas ao Ensino de Ciências e Matemática, com atividades que despertam o pensamento científico e ajudam no desenvolvimento do conhecimento científico e tecnológico. [Veja o trabalho completo]

O Projeto ASTROEM tem sido extremamente essencial, pois ao longo de seus 8 anos de existência têm contribuído para a alfabetização científica e tecnológica dos alunos da Educação Básica, abordando o avanço da tecnologia espacial, do mercado e das influências sociais e impactos ambientais gerados pelo setor aeroespacial, visto que este setor ainda não é tão difundido no Brasil. [Veja o trabalho completo]

2022

A formação do ser humano impacta diretamente em assuntos sociais, técnico-científicos e culturais. Desta forma, o projeto ASTROEM vinculado à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, ProEC, da Universidade Federal do ABC, UFABC [1], atua há 8 anos na alfabetização científica e tecnológica sob a temática da cultura aeroespacial. O projeto desenvolve ações como: a produção de materiais didáticos os quais abrangem conteúdo teórico e prático; redação de artigos científicos; participação em eventos da área; democratização do conhecimento de ciências espaciais utilizando as redes sociais; capacitação para professores e um curso aos alunos do ensino fundamental e médio com temas sobre Astronomia, Aeronáutica e Astronáutica. [Veja o trabalho completo]

NOSSO CURSO

Irmãos Wright ou Santos Dumont? Fundamentamos seus argumentos para nunca mais perder essa discussão!

Uma das Ciências mais antigas da nossa humanidade! Você sabia que estudamos o céu e tentamos compreendê-lo desde nossos primórdios? Mas, o que será que tem além da Terra? O que nos espera lá fora? Então bora entrar nessa conosco! Aperte os cintos que já vamos decolar nesta viagem espacial!

Já lançou um foguete? Então, separe sua bexiga que a festa acontecerá em alta velocidade!!

Em mecânica aplicada em linguagem de programação o aluno aprende a programação em sua forma mais básica e introdutória, com o uso de lógica básica. Com o uso da plataforma Lego NXT, o aluno aprende programação em blocos e pode ver o resultado da programação na hora. Tudo isso envolvido com o ensino interdisciplinar de conceitos como velocidade e aceleração.

ASTROEM NAS MÍDIAS

2022

2020

2019